Notícia

Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) oferece 3.652 vagas e salários de até R$18,7 mil!

Concurso Nacional Unificado

Foi publicado o edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025). A seleção oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio e superior em diversos órgãos federais, com salários que podem chegar a R$18,7 mil.

Quer garantir sua vaga no Concurso Nacional Unificado? Intensifique sua aprovação com nossos materiais do CNU para te ajudar a estabelecer uma rotina de estudos sólida com foco e disciplina. Consulte o preparatório do Concurso Nacional Unificado AQUI em nosso portal!

O CNU 2025 mantém o modelo de provas unificadas e amplia as políticas de inclusão, conforme estabelece a nova Lei de Cotas. Estão reservadas 25% das vagas para pessoas negras, 3% para indígenas, 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência (PcDs).

As inscrições do Concurso Nacional Unificado estarão abertas de 2 a 20 de julho, exclusivamente no site da banca organizadora. As provas objetivas estão marcadas para o dia 5 de outubro, no turno da tarde.

O certame está organizado em nove blocos temáticos, que agrupam os cargos por áreas de atuação. O Bloco 1, por exemplo, concentra as oportunidades na área da Seguridade Social, incluindo saúde, assistência e previdência, com vagas distribuídas entre o Ministério da Saúde, Marinha, Exército, INSS, Fundacentro e outros. Há ofertas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, pesquisadores, tecnólogos, entre outros profissionais da área da saúde.

A distribuição completa das vagas por bloco temático inclui ainda áreas como Cultura e Educação (Bloco 2), Ciências, Dados e Tecnologia (Bloco 3), Engenharias e Arquitetura (Bloco 4), Administração (Bloco 5), Desenvolvimento Socioeconômico (Bloco 6), Justiça e Defesa (Bloco 7), além dos níveis intermediários em Saúde (Bloco 8) e Regulação (Bloco 9). Ao todo, participam dezenas de órgãos e autarquias, como IPHAN, ANVISA, ANP, ANAC, ANS, ANATEL, ANCINE, FUNARTE, ANTAQ, entre outros.

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) terá provas objetivas no modelo de múltipla escolha, com estruturas distintas para os cargos de níveis médio e superior. A aplicação está prevista para o dia 5 de outubro, no turno da tarde, conforme o edital publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Para os cargos de nível superior, a prova objetiva terá 90 itens, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos. A duração será de cinco horas, das 13h às 18h (horário de Brasília). Já a etapa discursiva para esse nível será composta por duas questões e terá duração de três horas, ocorrendo das 13h às 16h em dia distinto.

No caso dos cargos de nível médio, a prova objetiva contará com 68 itens, divididos em 20 de Conhecimentos Gerais e 48 de Conhecimentos Específicos. A aplicação será realizada em 3 horas e 30 minutos, das 13h às 16h30. A etapa discursiva consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa, com duração de duas horas, das 13h às 15h, também em data diferente.

O Concurso Nacional Unificado terá validade de 12 meses a partir da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Posts Relacionados