O concurso da Polícia Penal da Bahia (Polícia Penal BA) segue previsto para ser divulgado ainda em 2023. O certame já conta com comissão instituída e de acordo com o órgão, são previstas 1.087 vagas para Policial Penal, sendo 287 imediatas e 800 para formação de cadastro de reserva.
O edital do último concurso da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP BA) foi publicado em 2014 e ofertou 490 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, de nível médio.
A remuneração inicial para o cargo era de R$ 1.775,69, para jornada semanal de 30h. A dade mínima de ingresso foi definida em 18 (dezoito) anos. Outros requisitos exigidos foram:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos
termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal; - Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada mediante exames médicos, testes físicos e exames psicológicos;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria mínima B.
O último certame da Polícia Penal BA foi constituído por oito etapas. Confira a seguir as etapas do edital:
- Provas Objetiva e Discursiva;
- Exames pré-admissionais
- Exame de documentação
- Avaliação Psicológica
- Exame Médico
- Teste de Aptidão Física
- Investigação Social
- Curso de Formação.
De caráter eliminatório e classificatório, essa etapa do concurso Polícia Penal BA foi composta por 65 questões do tipo múltipla escolha, com 30 questões de Conhecimentos Gerais e 35 questões de Conhecimentos Específicos.