Foi publicado o novo edital do concurso Polícia Penal SP, organizado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP SP).
O certame oferece 1.100 vagas para o cargo de Policial Penal, com exigência de nível superior completo. O salário inicial é de R$ 4.695,60.
Garanta sua aprovação no Concurso Polícia Penal SP com nosso material exclusivo, atualizado e focado no edital. Organize sua rotina de estudos com estratégia e tenha em mãos tudo o que precisa para conquistar sua vaga. Acesse agora o preparatório do Concurso Polícia Penal SP.
Resumo do concurso Polícia Penal SP
- Órgão: Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo
- Banca: Instituto AOCP
- Cargos: policial penal
- Escolaridade: níveis superior
- Vagas: 1.100 (apenas para homens
- Remuneração: R$4.695,60
- Inscrições: 3 de novembro a 8 de dezembro
- Prova objetiva: 8 de fevereiro
Entre os requisitos, estão possuir diploma de ensino superior em qualquer área, Carteira Nacional de Habilitação (mínimo categoria “B”) e estatura mínima de 1,60m. Os candidatos também precisam estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, além de apresentarem boa saúde e aptidão física e psicológica. Confira todos os requisitos:
a) ser brasileiro nato, naturalizado ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal (na data da posse);
b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos (na data da posse);
c) ter, até a data do encerramento das inscrições, 35 (trinta e cinco) anos no máximo, independentemente de eventual prorrogação do período de inscrição;
d) ter estatura mínima – descalço, sem meias e descoberto – de 1,60m, a ser apurada na data da Prova de Aptidão Física;
e) possuir diploma de graduação em qualquer curso de Ensino Superior ou equivalente, registrado pelo órgão competente (na data da posse);
f) possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na Categoria “B”, no mínimo (na data da posse);
g) estar quite com as obrigações militares e eleitorais (na data da posse);
h) ter boa conduta e não registrar antecedentes criminais, encontrando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos (na data da posse);
i) ter boa saúde, capacidade física plena e aptidão psicológica para o exercício do cargo, aferidas por meio de exames médicos, psicológicos e toxicológicos, que poderão ser exigidos a qualquer tempo durante o concurso e o estágio probatório.
j) não possuir tatuagem que divulgue símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Penal, ou que faça alusão a ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos, ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, ou que pregue a violência ou a criminalidade, discriminação ou preconceito de raça, cor, credo, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, condição social ou origem, e ideia ou ato libidinoso;
k) possuir cópia da última declaração de Imposto de Renda entregue à Secretaria da Receita Federal, ou declaração pública de bens (na data da posse); e
l) conhecer as exigências contidas neste edital e estar de acordo com elas.
As inscrições deverão ser realizadas somente pela Internet, no site do Instituto AOCP (https://www.institutoaocp.org.br), no período das 10h do dia 03/11/2025 até às 16h do dia 08/12/2025, observado o horário de Brasília-DF. O candidato no ato da inscrição deverá optar pela realização da prova objetiva em um dos seguintes municípios: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba ou Taubaté.
O concurso Polícia Penal SP será composta por cinco etapas: prova objetiva, prova de condicionamento físico, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.
A prova objetiva contará com 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 15 de Conhecimentos Gerais. a prova objetiva, com data prevista para o dia 08/02/2026, das 14h às 17h. Os portões serão fechados às 13h30min.
Na etapa física, os concorrentes passarão por testes de barra fixa, resistência abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos, além do aferimento de estatura. A aprovação em todas as fases é obrigatória para ingresso no cargo.