As provas do concurso público para Soldado da Polícia Militar de São Paulo (PM SP) Foram adiadas. As provas estavam marcadas para 16 de junho.
Em documento divulgado no Diário Oficial, A corporação informa sobre o adiamento da aplicação das provas objetiva e discursiva para a data de 21 de julho, no período da tarde.
A decisão foi tomada em virtude do estado de calamidade vivida no Estado do Rio Grande do Sul. A cidade de Porto Alegre, capital do estado, é um dos polos de aplicação da prova objetiva.
Aqueles candidatos que optaram pela cidade de Porto Alegre/RS como local de prova serão remanejados para cidade de Criciúma/SC. Caso os candidatos não queiram realizar a etapa na cidade citada, será possível escolher um outro local já estabelecido no edital.
O pedido de alteração deve ser feito no período de 22 a 31 de maio, no site da banca FGV.
O edital do concurso público da Polícia Militar de São Paulo (PM SP) oferta 2.700 vagas para o cargo de soldado PM de 2ª classe, destinadas a candidatos do sexo masculino e feminino.
A remuneração inicial do aprovado (após a formação) será de R$4.852,21, sendo composto pelo padrão no valor do Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e insalubridade.
Quer garantir sua vaga no Concurso PM SP? Intensifique sua aprovação com nosso Plano de Estudos PM SP, para te ajudar a estabelecer uma rotina de estudos sólida com foco e disciplina. Consulte o material AQUI em nosso portal!
Resumo do Concurso PM SP Soldado
- Órgão: Polícia Militar de São Paulo
- Situação: provas remarcadas
- Banca: FGV
- Vagas: 2.700 vagas
- Cargo: Soldado
- Escolaridade: Nível Médio
- Remuneração: R$ 4.852,21
- Inscrições: encerradas
- Prova: remarcadas para 21/7
São requisitos para a inscrição no concurso público:
- ser brasileiro;
- ter idade mínima de 17 (dezessete) anos;
- ter idade máxima de 30 (trinta) anos;
- ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher; 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem;
- haver recolhido a taxa de inscrição prevista neste Edital.
- O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; fizer alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.
O concurso PM SP é composto das seguintes etapas:
- Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições e versará sobre o conteúdo programático constante no “Anexo B”;
- Prova Dissertativa (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual;
- Exames de Aptidão Física (Capítulo IX), de caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo;
- Exames de Saúde (Capítulo X), de caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato;
- Exames Psicológicos (Capítulo XI), de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo;
- Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade (Capítulo XII), de caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, quanto à compatibilidade para o exercício do cargo;
- Análise de Documentos (Capítulo XIII), de caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.
A Prova Objetiva (Parte I) e a Prova Dissertativa (Parte II) serão aplicadas no dia 16 de junho e terão duração de 5 (cinco) horas.
A Prova Objetiva (Parte I) será composta por 60 (sessenta) questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta.
- Língua Portuguesa e Interpretação de Texto – 20 (vinte);
- Matemática – 15 (quinze);
- Conhecimentos Gerais – 15 (quinze);
- Noções Básicas de Informática – 5 (cinco);
- Noções de Administração Pública – 5 (cinco);