A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que novos concursos públicos federais serão autorizados ainda em 2024. A informação foi repassada durante em entrevista à TV Brasil, no programa “Bom dia, ministra”.
No entanto, não foram detalhadas quais órgãos serão contemplados com editais em 2024.
“Terá a autorização de novas vagas neste ano e também alguns provimentos adicionais. Por exemplo, recentemente autorizei o caso da Polícia Penal, que o ministro Lewandowski me pediu por conta da emergência em Mossoró RN. Em algumas outras áreas estamos autorizando provimentos de concursos anteriores”
declarou Dweck
Durante a entrevista, a titular do MGI também reforçou a possibilidade de haver novas ofertas de vagas por meio de um novo Concurso Nacional Unificado.
Em março, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que o governo federal deve abrir mais 9 mil ou 10 mil vagas de Concursos Federais até o ano de 2026, além das 9 mil já autorizadas.
No ano passado [2023], autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados {…} Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário
disse a ministra na entrevista.
De acordo com a ministra, será realizada uma segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nos próximos dois anos, tendo vagas suficientes para o prometido.